Thursday, June 15, 2006

Boas maneiras



Recentemente li alguns manuais sobre boas maneiras. Sou o primeiro a confessar que nunca tive as melhores maneiras á mesa, nunca soube cumprimentar as pessoas como deve ser e nunca consegui beber um café sem fazer barulho.Estes livros, escritos por senhoras da alta sociedade, foram uma grande fonte de inspiração e um verdadeiro poço de sabedoria. No entanto após ver algumas entrevistas, com essas mesmas senhoras da alta sociedade, cheguei á conclusão que não existia nada de errado comigo. Afinal as boas maneiras são para os pobres, para os de condição e nascimento humilde. Ao que eu entendi as boas maneiras são uma espécie de forma de demonstração de subserviência, enquanto que aqueles que são de origens ilustres podem fazer aquilo que quiserem (desde que o façam com graça e leveza).Ora bem, se querem fazer um sucesso na casa dos vossos amigos ricos, num casamento ilustre ou mesmo num jantar com os pais da vossa(o) namorada(o), isto é o que tem de fazer:
· Em primeiro lugar tratem os vossos interlocutores por "pá", é sinal de estilo e á vontade
· Não façam caso dos talheres a usar, troquem os e façam piadolas sobre isso, ao fim ao cabo um senhor da alta sociedade não admite que as regras sejam ditadas por outros
· Digam palavrões, várias vezes. Procurem um com que se sintam mais á vontade, palavras como "caralho"e "cabrão" caem sempre bem, são palavrões castiços, e toda a gente gosta de castiços. Não use expressões como "filho da puta" ou a palavra "merda"(assunto a desenvolver noutro post)
· Faça ruídos corporais. Arrote e dê traques á vontade, bufas não contam porque não se ouvem e os traques não podem ter cheiro, esse é o verdadeiro símbolo do gentleman.
· Se aparecer um nervo na carne e sentir vontade de o cuspir não o faça no guardanapo nem no prato, cuspa o directamente para o chão.
· Repita o prato mais de três vezes.
· Acenda um cigarro sempre que quiser e meta a cinza no prato, ou então no pires do café.
· Fale sobre política, religião e futebol, desta forma pode mostrar o seu á vontade em assuntos do dia a dia.
· Quando lhe perguntarem como está, fale da última doença que teve, faça o seu histórico de saúde e se este não for interessante invente
Este tipo de comportamentos não deve ser praticado em ocasiões de Estado, uma vez que os republicanos não acham muita piada a estes hábitos tão puros e sofisticados da antiga nobreza portuguesa.
Se foi educado de outra forma não sinta pudores em portar-se desta forma. Será sempre lembrado como um tipo castiço e maior que a própria vida.
X

4 comments:

Alien David Sousa said...

LOL Este é o X que me obriga a usar DODOT. Adorei
" Se aparecer um nervo na carne e sentir vontade de o cuspir não o faça no guardanapo nem no prato, cuspa o directamente para o chão."
O texto está brilhante, fartei-me de rir.

Só uma coisa, vais continuar a escrever no outro Blog também?

Bjs, deixa-me continuar

travis said...

Agora só escrevo neste blog.
"Deixa-me continuar"? explica sff
X

[A] said...

o meu inglês é tão básico que não percebo nada do que o gajo disse...

Anonymous said...

Directo e escorreito mas bom! Gostaste? DV
Depois agradeça à tia!