Thursday, August 10, 2006

A receita (livros e afins)

Os livros fazem se por receita.
Nos inicios dos anos 90 tivémos os livros de auto ajuda (a entrada para os ultimos 10 anos de existencia da Terra abalou muita gente). Depois veio o Paulo Coelho e afins (a espiritualidade estava em alta). Assistimos à ascenção da literatura de merda sul americana com o não sei quantos sepulveda e aquele gajo que queria comer uma miuda de 4 anos. Em Portugal surgiu a Margarida Rebelo Pinto com os seus magnificos livros onde uma divorciada trintona tinha uma merda de uma crise existencial qualquer na qual os homens eram os causadores dos seus males (invariavelmente ela acabava por dar o braço a torcer e ficar com um motoqueiro qualquer). Depois tivémos livros escritos por gajos com sentimentos dignos de uma mulher menstruada, o expoente máximo era aquele gajo que escrevia cartas á mulher (falecida) metia as numa garrafa e atirava as ao mar (em primeiro lugar esse tipo de histórias é muito bom pra engatar gajas mas isso não quer dizer que tenhamos de aturar não só as mulheres a dizerem que devíamos ser assim como também não temos que gramar uma merda de um filme com o Kevin Costner).Hoje estamos num novo patamar, uma nova fórmula, passo a dizer:
  • Temos um personagem principal que é um estudioso de uma merda obscura qualquer que não passa de um preguiçoso, cuja vida gira à volta de uma ideia descabida e que se vê metido num sarilho ( olha a minha surpresa, andei a cheiretar os arquivos do vaticano e dei por mim com um documento que dizia que Jesus era parecido com o John Travolta)
  • Depois temos um opositor secreto (a igreja, uma sociedade secreta etc e tal)e um vilão principal altamente ardiloso mas tão preguiçoso como o personagem principal.
  • Como o vilão é preguiçoso há um segundo vilão, por norma um gajo louro musculado (detectei este padrão e é assustador, será que He man está de volta?) por norma movido por ideais religiosos
  • Depois há uma gaja qualquer, um bibelot feminino para dar sei lá o quê ao livro (talvez uma leve sensação de romance) mas como o personagem é demasiado preguiçoso não há sexo nestas obras. (Se fosse uma personagem do Heminghway o tal professor americano agarrava no pãozinho sem sal francês, cagava pra merda do Grall , e dava lhe uma trancada que lhe havia de deslocar as ancas).
  • Depois temos uma teoria totalmente descabida sobre religião (Buda e Jesus Cristo eram a mesma pessoa e por essa razão nunca ninguém os viu na mesma sala).
  • Por norma chama se sempre alguma figura histórica para dar credibilidade à teoria ( o Da Vinci deve andar ás voltas no tumulo, logo ele que só queria fazer uns desenhos e malhar a mamalhuda de Gioconda).
  • Depois temos um desenrolar esquisito que eu não percebo da história e um fim altamente absurdo.

Aquilo que eu mais gosto é a reacção das pessoas que tomam aquilo tudo como se fosse verdade: de um momento para o outro toda a gente aceita que Jesus era casado com Maria Madalena, que tinha filhos, que São Pedro era um patife do piorio, que Judas é que era o side kick de Jesus. Ou seja pessoas que passaram a vida a ler a merda da Laura Esquivel, o fuzilável Paulo Coelho e Margarida Rebelo Pinto como se fossem os melhores romances do mundo, tem como recompensa essa dádiva que desvenda todos os segredos de sempre.

SEUS ESTUPIDOS!!! ISSO É TUDO INVENÇÃO, FODA-SE!!!

X

6 comments:

menir said...

Ò X, a inveja é uma coisa muito feia, se te tivesses lembrado de fazer assim uma versão lusa (tipo "Os verdadeiros segredos da fátima") vai na volta até estavas praí todo catita, endinheirado e com descapotáveis a abarrotar de loiras.

Nevrótica Aluada said...

Venho repor a verdade...

Ó X, tu sabias que o Graal está no Largo da Brandoa? Que o Padre Victor Melícias esteve presente na última ceia ao lado de Jesus? Que o segredo de Sião é o segredo do processo de Bolonha? Que a toina da Rebelo Pinto sonha ser violada numa pensão da Praça da Alegria? Que o Brown sonha é fazer um código da Opus Gay? Que o Nicholas Sparks só pode ser uma grande bichona, qual é o macho que fala da alquimia do amor durante anos afio cheio de tragédias? Que o Paulo Coelho, em atitude freudiana, em cada livro que escreve pensa fornicar meninas de 16-25 anos sedentas de novas aventuras intelecto-fodais? Que os livros do José Luís Peixoto são o meio ideal para combater insónias?
Aaaaaah pois é!

travis said...

Agora admita te que apareça um gajo loiro em casa da guarda suiça e te limpe o sarampo
X

[A] said...

tudo explicado!

Anonymous said...

This is very interesting site... audi a6 tiptro 2.5 tdi Victoria community college british columbia writing lab Gmc trucks parts list.php vitamin d information Wanking for body builders Isuzu amigo interference engine Pictures of mature women with huge breasts audi gps fotoboks Provigil and geodon male pattern hair loss treatment Phone recoerd locate audi car uk Cosmetic philippine surgeon chair lift deals

Anonymous said...

Enjoyed a lot! allergic reaction to chlo dildo flour allergies bmw part classic car oem radios http://www.401k-accounts.info Is nexium safe to take Email leads buy tramadol Black platform leather boot knee Auto lease swap search results at onlysearchresults.com Allergies tremors Sygate popup blocker Personal injury lawyer in kitchen lighting Allergic to cats article What can pregnant women take for allergies Pryor surveillance Cholesterol lowering alternative